O ponto mais DISTANTE da terra | Point Nemo, o cemitério de naves espaciais e possível lar de monstro Lovecraftiano

Você já ouviu falar do Point Nemo? Esse é o nome dado ao local mais distante de zonas habitáveis da terra. Por esse motivo, comumente ele é utilizado como cemitério de naves espaciais. Vem conferir tudo o que sabemos sobre ele!

Point nemo
Point nemo

Qual a localização do point nemo?

Point Nemo, conhecido também como "Polo da Inacessibilidade do Pacífico", é o local mais distante de qualquer continente ou ilha no planeta Terra, seja ela habitada ou não com as seguintes coordenadas 48°52'6"S 123°23'6" W.

Os cientistas escolheram chamar o local de “Nemo” já que em latim significa ninguém. O nome foi escolhido também como uma referência ao capitão do submarino de Júlio Verne de 20.000 Léguas Submarinas.

O point nemo é um local totalmente inóspito, com quase nenhuma atividade marinha. A área habitada mais próxima fica no sul da Antártica, a cerca de 2.700 km de distância.

As pessoas que se encontram mais próximas do point nemo sequer estão na Terra, mas sim a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a Terra a cerca de 400 km de altitude. Não existem Ilhas perto do point nemo, e por esse motivo ele é utilizado como cemitério para naves espaciais. 

Point nemo: o cemitério de naves espaciais


O maior objeto no cemitério espacial é a antiga estação espacial Mir (Imagem: Reprodução/NASA)
O maior objeto no cemitério espacial é a antiga estação espacial Mir (Imagem: Reprodução/NASA)


Entre 1971 e 2016, agências espaciais de todo o mundo levaram pelo menos 260 naves para a região, o que inclui os restos de antigas estações espaciais soviéticas, naves russas de abastecimento, naves cargueiras da Agência Espacial Europeia e outras dos Estados Unidos também. 

É evidente que os detritos delas estão bastante espaçados entre si, com alguns quilômetros de distância. Para se ter uma ideia, a reentrada de uma única nave pode se estender por uma área de 1.601 km.

Mistérios associados ao Point Nemo 

Como Point Nemo está localizado no que foi descrito como “a região menos biologicamente ativa do oceano”, os cientistas ficaram surpresos quando, em 1997, detectaram um dos sons subaquáticos mais poderosos já registrados perto do pólo oceânico de inacessibilidade. O som foi capturado por microfones subaquáticos a mais de 3.000 milhas de distância. 

Cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica da América (NOAA) não conseguiram pensar em algo grande o suficiente para criar um som tão alto debaixo d'água e apelidaram o ruído misterioso de "O Bloop". Os entusiastas da ficção científica, no entanto, pensaram rapidamente em uma explicação.

Monstro marinho em Point Nemo
Monstro marinho em point nemo 


Quando o escritor HP Lovecraft apresentou pela primeira vez aos leitores seu monstro com tentáculos em “O Chamado de Cthulhu”, de 1926, ele escreveu que o covil da criatura era a cidade perdida de R'yleh, no sul do Oceano Pacífico. Lovecraft deu a R'yleh as coordenadas 47°9'S 126°43'W, que são surpreendentemente próximas das coordenadas do Point Nemo e de onde O Bloop foi gravado. 

E porque Lovecraft escreveu pela primeira vez sobre seu monstro marinho em 1928, 66 anos antes de Lukatela calcular a localização de Nemo, algumas pessoas especularam que o pólo de inacessibilidade era, de fato, o lar de algum tipo de criatura ainda não descoberta.

Embora um monstro Lovecraftiano possa não se esconder em suas profundezas, Point Nemo está cercado por restos de naves espaciais que, de fato, não são deste mundo.

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê