2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Em Naruto, Amaterasu é uma das técnicas mais importante daqueles que possuem o Mangekyou Sharingan. São as chamas negras que queimam durante sete dias e sete noites.

Nesse artigo, veremos tudo sobre a deusa Amaterasu de acordo com a mitologia japonesa. Uma das divindades mais importante do Japão a deusa do sol, irmã de Tsukuyomi e de Susanoo.

Deusa Amaterasu


Amaterasu é filha do Deus supremo Izanagi, ela nasceu quando ele jogou água em seu olho esquerdo após voltar do reino dos mortos. Ela também é irmã do Deus da lua Tsukuyomi e do Deus das tempestades Susanoo

Em japonês, o nome Amaterasu é derivado de amateru, que significa "que brilha no céu". Já o nome completo da deusa do sol Amaterasu-Omikami significa "A grande deusa Augusta que ilumina o céu".

De acordo com a cultura shinto que possui mais de 8 milhões de divindades, número que representa o infinito no shinto. Amaterasu, Tsukuyomi e Susanoo são as divindades mais importantes do Japão.

Após o nascimento deles, Izanagi muito orgulho nomeia Amaterasu como governante de Takamagahara, a planície celestial dos deuses.

Origem da separação entre dia e noite

Deusa do sol Amaterasu e seu irmão Deus da lua Tsukyomi
Deusa do sol Amaterasu e seu irmão Deus da lua Tsukuyomi


Para garantir a beleza de seus campos de arroz, a deusa Amaterasu utilizava as sementes fornecidas pela deusa dos alimentos Uke-mochi. Certo dia, Amaterasu pediu para que seu irmão Tsukuyomi, o deus da lua, verificasse o trabalho de Uke-mochi e suas plantações.

Sabendo da visita de Tsukuyomi, Uke-mochi resolveu preparar um banquete para recebê-lo. Vomitou arroz cozido (felicidade em abundância), peixes e moluscos (sabedoria em abundância) e algas (alegria em abundância).

No entanto, Tsukuyomi não gostou nada desse "banquete criativo" e por isso matou a deusa dos alimentos. Amaterasu não gostou nada dessa atitude e passou a rotular o deus da lua como uma divindade má e assim se separaram, dividindo-se entre o dia e a noite

Porque Amaterasu é tão importante?

Por ser a deusa do sol, Amaterasu é responsável por trazer sua luz e iluminar o mundo por isso ela é tão importante. Seu pai Izanagi lhe deu um colar, uma jóia chamada Mikuratana no Kami, que a tornou a deusa do sol e dos céus.

Quando Amaterasu se isolou numa caverna por ficar furiosa com as atitudes agressivas de seu irmão Susanoo, o mundo inteiro mergulhou em trevas e inclusive os deuses não conseguiam enxergar direito, o que evidencia ainda mais a sua importância.

Amaterasu se isolou numa caverna

Deusa do sol Amaterasu
Deusa do sol Amaterasu

A deusa Amaterasu vivia em Takamagahara, sendo uma habilidosa tecelã costumava tecer quimonos da cor do tempo. As vestimentas divinas eram feitas com delicadas sedas japonesa​s, cotidianamente ela e suas criadas teciam.

Amaterasu todos os dias de manhã saia para iluminar a Terra e assim garantir o crescimento abundante dos campos de arroz. Com um relacionamento difícil com seus irmãos, seu isolamento se deveu exatamente por isso.

Amaterasu tinha no céu belos campos de arroz e sua manada de potros malhados. A deusa havia plantado na primavera. No entanto, Susanoo no outono quebrou a divisão entre os lotes, soltando em sua plantação uma enorme quantidade de potros que destruíram grande parte dos arrozais.

Mas o que fez Amaterasu se trancar na caverna foi quando numa piada de mau gosto Susanoo matou um cavalo divino e o jogou onde a deusa do sol e suas criadas estavam tecendo os quimonos da cor do tempo.

As criadas de Amaterasu entraram em pânico e começaram a correr de um lado para o outro, momento em que uma serva foi ferida pela própria lança e morreu. 

Esse ato sem pensar de Susanoo trouxe graves consequências. Furiosa com a atitude de seu irmão, a deusa do Sol Amaterasu se trancou dentro da caverna, fazendo com que desaparecesse a luz do mundo, inclusive para os próprios deuses. 

Sem a luz de Amaterasu, as plantações começaram a morrer, a terra congelar, e o mundo inteiro sem conseguir enxergar. Os deuses de Takamagahara temiam a escuridão eterna e se reuniram às margens do rio celestial para discutirem uma forma de trazer a deusa Amaterasu de volta.

Os deuses construíram inúmeros instrumentos musicais, e também utilizaram  as estrelas dos céus para fazer o espelho Yata-no-kagami (espelho de oito lados) e as joias Yasakani-no-Magatama (joias curvadas).

O deus da inteligência convocou todos os deuses que comparecessem ao redor da caverna. Eles penduraram o espelho e as joias e fizeram uma festa para chamar a atenção da deusa Amaterasu.

Podiam-se ouvir de todos os lados os cantos dos deuses. A deusa da chuva, Ame-no-Uzume, fez um capuz da árvore Sakaki e com uma lança enfeitada de Capim Eulália nas mãos, rasgou suas vestes, virou um barril e sobre ele começou a dançar Kagura, uma dança divina, de modo provocante e engraçado. Estava tudo tão divertido que os deuses caíram na gargalhada atraindo a atenção de Amaterasu.

Deusa Uzume dançando kagura
Deusa Uzume dançando Kagura


A deusa do sol não resistiu e espiou para fora da caverna. Fazendo isso, um raio de sol escapou conhecido como "amanhecer". De repente, ela ficou deslumbrada com seu próprio reflexo no espelho se adiantando para além da roxa que trancava a caverna.

Aproveitando esse momento, o deus Ameno-Tajikarawo a puxou de vez para fora da caverna, a qual foi selada através do "shirikume", um cordão sagrado. Amaterasu concordou em trazer novamente sua luz ao mundo e Uzume passou a ser reconhecida como a deusa da alegria e do amanhecer.

Como um forma de reconciliação, Susanoo presenteou Amaterasu com a espada Kusanagi-no-Tsurugi, a qual obteve quando matou a serpente de oito cabeças Yamato-no-orochi. 

Assim, a Terra novamente foi restabelecida com os os raios radiantes da deusa do sol e a luz voltou a reinar no mundo. Amaterasu é a deusa mais importante da cultura shinto e também é considerada a deusa do universo. No Japão, o Santuário de Ise é dedicado em sua homenagem.

Santuário de Ise
Santuário de Ise


Então o que você achou da história da deusa Amaterasu? Lembrando que esse texto faz parte da série "mitologia japonesa" já temos a história do deus Susanoo​ só clicar aqui.

Fique de olho, na próxima traremos a história completa do Deus Tsukuyomi, como já adiantamos, o deus da lua. Deixe seu comentário e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê