1# Mitologia japonesa: a lenda de Susanoo

Popularmente conhecido no mangá Naruto por aqueles que despertam o Mangekyou Sharingan, na mitologia japonesa Susanoo é o Deus dos mares e das tempestades. Confira nesse artigo tudo o que sabemos a respeito dele.

Deus dos mares e das tempestades: Susanoo
Deus dos mares e das tempestades: Susanoo

Susanoo-no-Mikoto é o terceiro dos três grandes deuses shinto, irmão de Amaterasu, a deusa do sol e Tsukuyomi, o deus da lua. Filho de Izanagi, o ancestral de todos os deuses no xintoísmo. 

O nascimento de Susanoo ocorreu após seu pai Izanagi ter lavado o nariz no rio Woto após sua expedição ao submundo, um ritual de limpeza. Quando alegre, Susanoo causava tumulto e grandes devastações, como furações, para celebrar suas comemorações.

Susanoo, tendo recebido o controle dos mares, foi expulso do céu por suas atitudes agressivas na corte de sua irmã.

O banimento de Susanoo para a terra

O deus Susanoo costumava governar junto com sua irmã e deusa do sol, Amaterasu, o Takamagahara (Alta Planície Celestial). Sua personalidade agressiva, com um humor incompreensível, aparência desgrenhada, que o caracterizavam como deus das tempestades, causaram desde o início muitos problemas.

Susanoo destruía florestas e montanhas, matava diversas pessoas ao redor do mundo e por esses motivos foi banido do céu para viver na Terra. Durante o caminho do Palácio do Sol para se despedir de Amaterasu, Susanoo manteve seu comportamento destrutivo estremecendo montanhas através do seu ódio.

Quando desafiado por Amaterasu, ele alegou que queria apenas se despedir e provar suas boas intenções, e que se pudesse trazer ao mundo cinco novas divindades, assim o faria como forma de se redimir. 

Susanoo então comeu o colar de 500 joias de Amaterasu e em seguida cuspiu uma névoa que deu origem a cinco deidades masculinas. Como se não bastasse, numa piada de mau gosto Susanoo matou um cavalo divino e o jogou na frente da caverna onde sua irmã e suas criadas todos os dias ficavam tecendo quimonos da cor do tempo.

As criadas de Amaterasu entraram em pânico e começaram a correr de um lado para o outro, momento em que uma serva foi ferida pela própria lança e morreu. 

Esse ato sem pensar de Susanoo trouxe graves consequências. Furiosa com a atitude de seu irmão, a deusa do Sol Amaterasu se trancou dentro da caverna, fazendo com que desaparecesse a luz do mundo, inclusive para os próprios deuses. A terra envolvida em caos e os deuses sem conseguir enxergar direito, apenas depois de muitas tentativas pelos deuses de Takamagahara, Amataresu saiu da caverna e trouxe sua luz de volta ao mundo.

A luta de Susanoo contra Orochi: a serpente de oito cabeças

A luta de Susanoo contra a serpente de oito cabeças
A luta de Susanoo contra a serpente de oito cabeças

Quando Susanoo caiu na Terra na província de Izumo, enquanto vagava ele passou a escutar um som de choro. Seguindo o som, ele encontrou um velho homem com sua esposa e filha chorando desesperadamente. Através de uma conversa, Susanoo descobriu que o sofrimento da família era causado pela serpente de oito cabeças.

Conhecida como Yamato-no-orochi, os idosos relataram que a cada ano a gigantesca serpente vinha aterrorizar a região e que a cada visita comia uma das filhas do casal. Orochi já havia matado sete e nesse momento sobrava apenas uma.

Susanoo fez uma proposta para o casal, que se matasse a serpente poderia casar com a linda princesa chamada Kushinada-hime, o casal imediatamente aceitou. Ele então usou seus poderes divinos para transformá-la em pente e a escondeu em segurança no seu próprio cabelo. Susanoo pretendia usar seus poderes destrutivos como forma de combater o mal.

Seguindo as instruções de Susanoo, o casal colocou oito xícaras de saquê forte em cada uma de suas portas. Depois de um tempo finalmente a serpente chegou, cada cabeça bebeu um dos copos e aproveitando que Orochi estava completamente bêbado, Susanoo o matou.

Susanoo mata Yamato-no-orochi
Susanoo mata Yamato-no-orochi

Encontrando dentro de sua barriga a espada Kusanagi-no-Tsurugi (A espada de Kusanagi), ele a ofereceu a sua irmã Amaterasu como uma forma de mostrar que estava arrependido por seus atos e rebeldia, e que havia aprendido durante sua estadia na Terra. Ele também encontrou no corpo de Orochi o espelho Kagami e as joias Magatama, que realmente existem e pertencem a Família Imperial do Japão.

Após isso, ele transformou Kushinada-hime em sua forma normal e se casou com ela. Em homenagem a sua amada, ele compôs uma canção que é considerada um dos poemas mais antigos do Japão.

The many-fenced palace of Izumo (O bem cercado palácio de Izumo)

Of the many clouds rising- (de muitas nuvens subindo)

To dwell there with my spouse (para lá residir com minha esposa)

Do I build a many-fenced palace: (Construirei um palácio bem cercado:)

Ah, that many-fenced palace! (Ah, que palácio bem cercado!)”

Por fim, o seu pai Izanagi lhe deu uma última tarefa: de comandar Yomi (mundo dos mortos). Susanoo aceitou e desde então serve como guardião da Terra dos Mortos. Por essa razão na cultura Japonesa frequentemente as tempestades são associadas a morte, principalmente pela natureza violenta de Susanoo.


Os três tesouros sagrados do Japão
Os três tesouros sagrados do Japão

O espelho Kagami representa o sol da Bandeira Nacional do Japão. Já as joias Magatama representam as riquezas do país e a espada simboliza a origem de Bushido (o caminho dos samurais).

Então, o que você achou dessa história? Deixe nos comentários a sua opinião. Esse é o primeiro post da série "Mitologia Japonesa", fique de olho que em breve traremos a história completa de Amaterasu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê