Vídeo do buraco negro central da via lacta Sagitário A* | Impressionante

Recentemente,  cientistas divulgaram a primeira imagem do buraco negro Sagitário A* que está a nada menos do que 27 mil anos luz de distância da Terra. Para conseguir tamanho feito foram necessários 8 radiotelescopios espalhados pelo mundo, que inclui o Alma no Chile. Confira só a imagem:

Buraco negro A*
Buraco negro Sagitário A *

Vale ressaltar que mesmo com tecnologia moderna, a captura de um buraco negro é um trabalho difícil e chegar nessa imagem foi necessário anos de dedicação. Não são apenas telescópios, são telescópios gigantes, supercomputadores, e uma equipe de pessoal dedicada a fazer história. Afinal, é a primeira imagem do Sagitário A* e inclusive um belíssima representação gráfica foi feita do quão longe ele está. (VIDEO ABAIXO)


A dificuldade em se fotografar um buraco negro

Já pensou no quão difícil mesmo com a tecnologia que possuímos hoje fotografar algo que esteja a 27 mil anos luz de distância e que absorve tudo que está ao seu redor? Pois pense de novo, o trabalho é infinitamente mais complicado que isso.

O buracos negros têm tamanha gravidade que absolutamente nada pode escapar de sua atração, muito menos a luz. Ele não emite nem reflete a luz. Então como os cientistas fizeram? O trabalho consistiu em registrar a luz que está ao seu redor e que interage com ele, pouco antes de passar o ponto de não retorno.

Essa luz nos proporciona o fundo para ver o buraco por contraste: uma esfera negra rodeada por luz que cai atraída por seu brutal campo gravitacional. Utilizando computadores, foi possível utilizar a base de dados para reconstruir a imagem. Podemos observar na imagem que há mais luz de um lado do que no outro, visto que o buraco negro está em rotação e absorve a luz que entra em seu campo gravitacional.

Leia também:


O mais interessante dessa imagem é que o buraco negro não é aquela luz, como já falamos anteriormente, ele não emite nem reflete a luz, e sim é o círculo escuro que o arco de luz envolve. Este círculo é o ponto chave: qualquer coisa que cruze essa linha cairá irremediavelmente no poço gravitacional sem possibilidade nenhuma de sair, incluindo a luz. É tudo o que é possível se aproximar de um buraco negro que apesar de fascinante ainda continua um grande mistério para a ciência. Confira a representação gráfica do buraco negro Sagitário A *:



Através dessa representação foi possível observar a localização desse buraco negro que está no centro da nossa Via-Láctea. Apesar de parecer estar tão próximo de nós, não há perigo de nosso planeta ser engolido por ele. Na realidade, cientistas afirmam que Sagitário A* é um gigante adormecido e também está longe demais de nós para tamanho feito.

Mas me conta, o que você achou desse vídeo? Confesso que entrei num loop infinito, ele mostra que através do céu que observamos à noite existe muitas outras coisas acontecendo nesse imenso universo e que sim, ainda tempos muito a aprender e os cientistas a nos ensinar. Deixe sua opinião nos comentários, vou adorar saber!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê