O que é metaverso? Saiba tudo sobre essa tecnologia

Acompanhe nesse artigo tudo o que sabemos a respeito do metaverso, aposta de grandes empresas e considerado o futuro da internet, prometendo mudar a forma com que nos comunicamos hoje.

Metaverso
Metaverso

Significado de metaverso

Metaverso é uma espécie de ambiente virtual onde pessoas interagem entre si por meio de avatares. Isso é possível graças a dispositivos digitais com essa finalidade.

Mark Zuckerberg já anunciou que a sua prioridade é o desenvolvimento de um metaverso, no qual seria possível estudar, praticar atividades físicas, ver filmes, conhecer amigos, entre outras atividades do cotidiano.

O projeto, inclusive, alterou o nome do Facebook para Meta que significa "além". O intuito é de construir tecnologias digitais que possam ir além daquelas que existem hoje em dia, partindo da construção de um metaverso, o grande responsável por essa mudança.

O inegável é que com o avanço e a complexidade desse projeto, o modo com que nos comunicamos irá se modificar novamente. A última grande mudança ocorreu com o surgimento da internet, que permitiu o acesso a inúmeras informações e o contato com pessoas de diferentes nações de forma simultânea. 

Ao que parece, apesar de se tratar de algo novo e ainda com muitas dúvidas de como será essa interação virtual, o metaverso fará parte de nossas vidas, mas isso já preocupa especialistas.

Riscos do metaverso

Ambiente virtual metaverso
Ambiente virtual metaverso

Por se tratar de uma tecnologia poderosa, essa imersão no mundo virtual pode dificultar a distinção entre a realidade e o virtual. As pessoas vão ficar mais vulneráveis e imersas em um mundo que tecnicamente não existe. 

Já há algum tempo se fala sobre os riscos de se ficar muito tempo nas redes sociais, com o metaverso isso será ainda pior para saúde mental. O atrativo, é que nesse mundo virtual você pode criar o seu avatar do seu jeito e interagir com pessoas de diferentes partes do mundo como se você realmente estivesse alí, inclusive podendo namorar a distância e sair com os amigos.

Por ser algo tão novo, não se sabe ainda quais os efeitos colaterais que essa tecnologia irá trazer a longo prazo, mas certamente crianças e adolescentes estarão ainda mais vulneráveis e deverão receber atenção redobrada dos pais quando essa tecnologia for acessível às massas. 

Aspectos como depressão, ansiedade, comportamento antissocial e até mesmo suicídio já são vistos como um possível problema a ser enfrentado. E não somente isso, num ambiente tão dinâmico crimes como a pedofilia precisarão de prevenção. Mas, como?

Leia também:


Investindo bilhões para que o metaverso faça parte da rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo, é evidente a responsabilidade de Zuckerberg para garantir segurança aos usuários nesse ambiente virtual, que mesmo complexo, possa haver limites e que seja noticiado à população os riscos dessa exposição e o quanto estaremos vulneráveis, ainda, a aspectos políticos e suscetíveis a marcas e produtos de empresas.

É importante que mesmo com essa tecnologia tão atrativa para o entretenimento, o contato humano não seja descartado pelo virtual e que saibamos utilizar essa tecnologia com inteligência e responsabilidade. Afinal, a vida real não se encontra num ambiente simulado e, assim como você pode ser quem você quiser no metaverso, aqui você também pode, mas o detalhe é que essa é a vida real!


Deixe sua opinião nos comentários.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê