Relembre a série Lost e seu polêmico final

Lost é uma série de televisão norte-americana que fez sucesso em diversos países com sua estreia em 2004. Com nomes de peso no cenário atual como Ian Somerhalder, o Damon de The Vampire Diares, e o brasileiro Rodrigo Santoro, Lost é até hoje uma das melhores séries já produzidas.

Série Lost


Tudo começa com os 48 sobreviventes do voo da Oceanic que cai numa ilha desconhecida no meio do pacífico. Lutando pela sobrevivência, eles percebem que o resgate está longe de ocorrer e a partir daí uma série de acontecimentos acontecem.

Com habitantes misteriosos chamados de "outros e, posteriormente, os "hostis", os sobreviventes se veem vulneráveis a algo muito maior. A ilha não é somente uma ilha tropical, tem urso polar fruto da iniciativa Dharma, a qual em outro momento foi responsável por um trabalho científico na ilha, com pesquisas sobre seu campo magnético. 

Como se não bastasse, há um monstro de fumaça que em outro momento foi um humano e um líder que pode ser considerado o Deus daquele lugar, Jacob. As regras dele que devem ser seguidas pelos Outros e a ele devem responder, mas sem nunca o terem visto e sim a partir de um intermediário. Isso ao longo da série vai mudando.

Jacob
Jacob

O grande sucesso de Lost não foi somente a esses acontecimentos e sim as histórias que ocorriam em paralelo a isso. É mostrado a vida dos personagens antes do acidente e como de alguma forma eles estavam interligados sem ao menos saberem, tendo já se aproximados muitas vezes. 

Inclusive, esse acidente resultou no encontro de dois meio-irmãos que nem sequer sabiam da existência um do outro, Jack Shepard e Clair Littleton. 

Para o mundo, todos que estavam naquele voo tinham morrido pois um magnata havia simulado esse acidente, tendo colocado um avião com pessoas mortas muito semelhantes com aquelas que estavam desaparecidas, o que dificultou ainda mais o tal resgate.

Ao que parece, a ilha de Lost seria como o coração do planeta, lá o tempo pode ser superado, doenças curadas e com isso o intuito seria a proteger de quem quisesse usar esse poder para si. Por isso era necessário Jacob, para impedir que destruíssem a ilha, sendo necessário também impedir que seu irmão, o monstro de fumaça, conseguisse fugir, o que supostamente libertaria o mal para o mundo. 

Entre tantos acontecimentos, que deixo para você conferir nas seis temporadas da série, Lost teve seu fim, o qual trouxe muitas teorias.

Qual o sentido de Lost?

Depois de terem passado por tantas situações juntos, Jack Shepard se torna o novo líder da ilha. Isso acontece quando Jacob assim o consagra e, após isso, Jack consegue reverter a situação da ilha que estava afundando por causa do mostro de fumaça e consegue o matar. 

Jack consegue salvar seus amigos e nomear Hurley como novo líder. Os outros sobreviventes, agora pouquíssimos, conseguem fugir da ilha e seguem suas vidas enquanto a de Jack termina naquele instante.

Último momento de Jack sorrindo ao ver o avião em que seus amigos estavam conseguindo sair em segurança da ilha.

Jack então inicia sua vida após a morte. Sendo novamente médico e tendo um filho que não teve enquanto estava vivo. A vida após a morte dos outros personagens também é mostrada. Hurley e Desmond são os primeiros a perceberem que não estão mais vivos tendo flashbacks da vida real que tiveram e assim ajudam os outros a se lembrarem.

Esses viveram suas vidas e provavelmente envelheceram, mas a ligação entre eles foi tão grande naquela ilha que mesmo no fim ainda estavam juntos, isso fica claro pelo pai de Jack, que sabia que o pai havia morrido antes do acidente da ilha, motivo pelo qual estava viajando para enterrar seu pai. Quando Jack o vê então percebe o que estava acontecendo, já não havia vida, ele partiu no momento em que salvou a ilha e a seus amigos.

Jack reencontra seu pai


"Como você está aqui?" - pergunta ao pai. Eles se abraçam. O pai diz que tudo é real. “Estamos todos mortos?”, pergunta Jack. “Todo mundo morre em algum momento, uns antes, outros depois”, diz o pai, que segue afirmando que o tempo mais importante da vida do filho foi com as pessoas da ilha.
Jack sai da sala e vê todos na igreja. 
Finalmente todos se reencontraram, mataram a saudade de outra vida e puderam partir, em paz. Tudo que aconteceu com eles foi real, as dificuldades pelas quais passaram na ilha, os desafios. Isso os uniu, e mesmo distantes uns dos outros nunca os separou. Lost que traduzindo significa "perdidos", e assim estiveram durante muito tempo, mas no final puderam encontrar a paz que tanto procuravam.

Reencontro no pós vida de Jack e Kate


O mais dramático é simular a vida que eles poderiam ter tido e não tiveram, pelas perdas que ocorreram durante a série. Jack e Kate ficaram noivos, mas se separaram. 

No último encontro em vida deles, ambos confessaram se amar e se beijaram ainda na ilha quando estava afundando, Jack morreu e Kate conseguiu fugir dela. Só então se encontraram em sua vida após a morte. Não sabemos como foi a vida de Kate ou dos outros, mas sabemos que essa série é cheia de emoções!

Último encontro em vida de Kate e Jack


E você, sente saudades dessa série? Ela marcou gerações e se você ainda não assistiu não perca tempo. Lost é uma das melhores séries que já existiu e se já viu, com certeza vale a pena a reprise!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê