4# Mitologia Japonesa: Orochi, a serpente de oito cabeças

Você já ouviu falar da serpente de oito cabeças que serviu como inspiração para o personagem Orcohimaro em Naruto? Nesse artigo, da nossa série Mitologia Japonesa, vamos conhecer tudo sobre a lenda de Yamata-no-Orochi, a serpente de oito cabeças. Na mitologia japonesa, conhecida por gostar de álcool e carne humana.

Yamata-no-Orochi
Yamata-no-Orochi 

A lenda de Yamata-no-Orochi, a serpente de oito cabeças 

Quando Susanoo caiu na Terra na província de Izumo, enquanto vagava ele passou a escutar um som de choro. Seguindo o som, ele encontrou um velho homem com sua esposa e filha chorando desesperadamente. Através de uma conversa, Susanoo descobriu que o sofrimento da família era causado pela serpente de oito cabeças.

Conhecida como Yamata-no-orochi, os idosos relataram que a cada ano a gigantesca serpente vinha aterrorizar a região e que a cada visita comia uma das filhas do casal. Orochi já havia matado sete e nesse momento sobrava apenas uma.

Susanoo fez uma proposta para o casal, que se matasse a serpente poderia casar com a linda princesa chamada Kushinada-hime, o casal imediatamente aceitou. Ele então usou seus poderes divinos para transformá-la em pente e a escondeu em segurança no seu próprio cabelo. Susanoo pretendia usar seus poderes destrutivos como forma de combater o mal.

Seguindo as instruções de Susanoo, o casal colocou oito xícaras de saquê forte em cada uma de suas portas. Depois de um tempo finalmente a serpente chegou, cada cabeça bebeu um dos copos e aproveitando que Orochi estava completamente bêbado Susanoo o matou.

Encontrando dentro de sua barriga a espada Kusanagi-no-Tsurugi (A espada de Kusanagi), ele a ofereceu a sua irmã Amaterasu como uma forma de mostrar que estava arrependido por seus atos e rebeldia, e que havia aprendido durante sua estadia na Terra. Ele também encontrou no corpo de Orochi o espelho Kagami e as joias Magatama, que realmente existem e pertencem a Família Imperial do Japão.

A espada de Kusanagi, um dos tesouros Imperiais do Japão
A espada de Kusanagi,  um dos tesouros Imperiais do Japão 


Após isso, ele transformou Kushinada-hime em sua forma normal e se casou com ela. Em homenagem a sua amada, ele compôs uma canção que é considerada um dos poemas mais antigos do Japão.

The many-fenced palace of Izumo (O bem cercado palácio de Izumo)

Of the many clouds rising- (de muitas nuvens subindo)

To dwell there with my spouse (para lá residir com minha esposa)

Do I build a many-fenced palace: (Construirei um palácio bem cercado:)

Ah, that many-fenced palace! (Ah, que palácio bem cercado!)”


Aparência e origem de Orochi

Mencionado no Kojiki e no Nihon Shoki , duas coleções mitológicas que contam a história do Japão, Yamata no Orochi não é apenas um dragão comum. Os dragões asiáticos são considerados criaturas benevolentes que trazem coragem, sabedoria e proteção. No entanto, este não é o caso de Yamata no Orochi.

Com nada menos que oito caras e oito coroas , este monstro feroz representa o caos. Cada uma de suas cabeças simboliza um elemento natural como fogo, água, terra, vento, relâmpago, veneno, luz e escuridão. O tamanho gigante desta criatura se espalha por oito montanhas e oito vales.  

Seu corpo lembra o de uma cobra e sua pele fumegante é coberta de florestas intercaladas com rios sangrentos. Além de sua aparência aterrorizante e hálito venenoso, seus olhos vermelhos lhe dão um olhar assustador. Também é dito que Yamata no Orochi carrega um sino que toca enquanto ele se move. Localizado na província de Koshi, não muito longe do rio Hi, o dragão policéfalo tem o hábito de comer jovens japonesas todos os anos.

Estátua de Orochi e Susanoo
Estátua de Orochi e Susanoo


Cobras e serpentes têm sido vistas como divindades associadas à água por milênios em muitas culturas. O mito é visto de forma relacionada à Idade do Ferro, com a barriga vermelho-sangue do Orochi lembrando as chamas da produção de ferro e a criação milagrosa de uma espada da cauda da besta, significando o nascimento do armamento de ferro.

A história do Orochi também reflete em parte o famoso mito grego de Perseu e Andrômeda, no qual um herói luta e derrota uma grande fera para salvar e depois se casar com uma mulher entregue como sacrifício. Este é um tema comum em muitos contos heróicos de todo o mundo e vive hoje em histórias de donzelas sendo resgatadas de dragões por príncipes.

Yamata no Orochi é, sem dúvida, um dos dragões mais ferozes da mitologia japonesa. Gigante e assustador ao mesmo tempo, este monstro octocéfalo, derrotado pelo deus Susanoo , deixou sua marca na história japonesa.

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê