3# Mitologia japonesa: Tsukuyomi

Em Naruto, Tsukuyomi é um genjutsu extremamente poderoso, pois quando lançado consiste em criar um nova dimensão e com controle total por parte do usuário. Entretanto, na mitologia japonesa Tsukuyomi é considerado o Deus da Lua, filho do Deus supremo Izanagi e irmão do Deus Susanoo e da Deusa Amaterasu. Nesse artigo, vamos falar a respeito dele.

Deus da Lua Tsukuyomi
Deus da Lua Tsukuyomi

Deus da lua Tsukuyomi

Tsukuyomi ou Tsukuyomi-no-kami como também é chamado, é o Deus Lua no xintoísmo e um dos mais importantes, junto com Susanoo e Amaterasu, seus irmãos, que vivem em Takamagahara, a planície celestial dos deuses no xintoísmo.

Segundo a lenda, a origem dessas divindades ocorreu quando Izanagi, o criador de tudo e das divindades do Japão, realizou seu ritual de limpeza no rio Woto ao voltar do submundo numa tentativa fracassada de resgatar o corpo da Deusa e sua esposa Izanami, que morreu ao dar a luz ao Deus do fogo Kagutsuchi.

O nascimento de Tsukuyomi aconteceu quando Izanagi lavou seu olho direito no rio Woto. Outra versão diz que Tsukuyomi nasceu de um espelho de cobre branco que Izanagi segurou enquanto se banhava. Algo muito interessante a respeito de Tsukuyomi é que no Japão esse nome é dado a lua terrestre em sua homenagem.

Tsukuyomi

Diversos templos foram criados em homenagem ao Deus Tsukuyomi tendo em vista a sua importância para o xintoísmo.
Na mitologia, Tsukuyomi é visto sempre tentando ofuscar a sua irmã Amaterasu, Deusa do sol, e isso resultou na divisão entre o dia e a noite.


Divisão entre o dia e a noite

Deus da lua Tsukyomi e sua irmã Amaterasu Deusa do sol

Segundo a mitologia, a divisão entre o dia e a noite ocorreu quando Amaterasu solicitou um favor ao seu irmão. Para garantir a beleza de seus campos de arroz, a deusa Amaterasu utilizava as sementes fornecidas pela deusa dos alimentos Uke-mochi. Certo dia, Amaterasu pediu para que seu irmão Tsukuyomi, o deus da lua, verificasse o trabalho de Uke-mochi e suas plantações.

Sabendo da visita de Tsukuyomi, Uke-mochi resolveu preparar um banquete para recebê-lo. Vomitou arroz cozido (felicidade em abundância), peixes e moluscos (sabedoria em abundância) e algas (alegria em abundância).

No entanto, Tsukuyomi não gostou nada desse "banquete criativo" e por isso matou a deusa dos alimentos. Amaterasu não gostou nada dessa atitude e passou a rotular o deus da lua como uma divindade má e assim se separaram, dividindo-se entre o dia e a noite.


Leia também:



Tsukuyomi e sua importância na mitologia japonesa

Em virtude da sua importância para o xintoísmo, o deus da lua Tsukyomi possui seu próprio tempo cuidado por monges e outros funcionários. Além disso, ele também serve como tempo turístico, pois atrai o interesse de inúmeros viajantes e visitantes locais.

Templos
Templos

Nesse ambiente, muitos rituais são realizados como uma forma de homenagear Tsukuyomi. Esses rituais são feitos à noite, quando a lua está em sua fase cheia, grande e brilhante.

Como você pode ver, assim como os demais deuses Tsukuyomi é de grande importância à cultura xinto. Como sabemos, o Japão é carregado de segredos e tradições antigas que carregam muitas histórias e curiosidades, essa é apenas mais uma da nossa série "mitologia japonesa", siga nos acompanhando para mais curiosidades.

Deixe abaixo o seu comentário que eu vou adorar saber a sua opinião e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internato de Las Cumbres: Manu morre?

2# Mitologia japonesa: a deusa Amaterasu

Philip Blake não era o verdeiro governador em The Walking Dead | Veja o por quê